sexta-feira, 25 de março de 2011

Idolatria

Nesses últimos dias eu tenho refletido muito sobre idolatria (segundo uma das definições do dicionário, significa amor excessivo, culto prestado ao que não é Deus). Qualquer pessoa que tenha lido alguns trechos do velho testamento pode perceber que a idolatria é algo insuportável para Deus. Ele não tolerava que a nação de Israel, seu povo escolhido e consagrado, se prostrasse diante de outros deuses e usou muitos profetas para que o povo soubesse da sua indignação diante deste ato abominável aos olhos Dele. No Sinai, quando os 10 mandamentos foram dados ao povo através de Moisés, o primeiro deles foi a respeito da idolatria: "Não terás outros deuses diante de mim". É como se Ele dissesse: "Pra começo de conversa, antes de tudo, eu preciso ser o Único Deus no coração de vocês".

Se for sair um pouco daquela idéia superficial de que isso era uma coisa que só acontecia no velho testamento, de que os cristãos não adoram a outros deuses no sentido de oferecer sacrifício ao deus fulano, ou se prostrar diante de deus ciclano, ou fazer suas preces ao deus deltrano, todos hão de concordar que vivemos uma era no mínimo tão idólatra quanto antigamente. Não é uma questão de época ou cultura, mas sim de natureza humana. Vou apenas citar o nome de alguns dos deuses mais mais da nossa época: dinheiro, conhecimento, reconhecimento, fama, beleza, prazer... E por aí vai! Pode parecer egoísta da parte de Deus querer que O amemos exclusivamente, acima de todas as outras coisas. Mas pense um pouco nas consequências do amor excessivo do homem aos deuses que eu citei e você vai perceber que Deus sabia o que estava pedindo e o fez pelo nosso próprio bem. Existe uma intensa manifestação do Amor de Deus no fato de Ele trabalhar para que O glorifiquemos. Gosto muito da maneira como o salmo 119 fala da perfeição das leis de Deus. Você consegue enxergar quanta sabedoria e beleza existe nisto? Eu fico maravilhada.... Glória a Deus!

Há muito o que falar sobre este assunto, mas eu quero me concentrar em um tipo muito sutil e perigoso de idolatria. Posso estar errada mas, pra mim, o maior candidato a ocupar o lugar de Deus no coração do homem é outro homem (ou outro ser humano, pra frase ficar menos estranha... rs.). Observe como as pessoas procuram um parceiro como alguém que está procurando ar para respirar... Como se houvesse uma necessidade maior do que a própria vida, precisamos de alguém para amar e sermos amados a qualquer custo. Essa necessidade realmente existe, mas não pode ser suprida em outra pessoa...
Repare como quando nos apaixonamos por alguém, idealizamos cada característica dessa pessoa, de modo que suas qualidades e até mesmo seus defeitos se tornam alvo de uma certa adoração nossa. Nossa felicidade depende dessa pessoa, acreditamos que ao lado dela seremos completos. Essa pessoa passa a ocupar todo o nosso tempo e pensamento, dedicamos tudo de nós a ela. Essa pessoa se torna deus.
As consequências disso são desastrosas na vida de um ser humano. Além de corações partidos, identidades perdidas, essa é a grande raíz da imoralidade sexual (falo isso com grande tristeza no coração, porque sei que muitos passam por isso sem entender a raíz daquilo que sentem.... =/ Isso é tratado com um moralismo tão grande queas pessoas não conseguem ver mais nada...) Olha o que diz em Romanos 1: 21 a 25:

"Porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu. Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos. E mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis. Por isso também Deus os entregou às concupiscências de seus corações, à imundícia, para desonrarem seus corpos entre si; Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém"
(...)

Uma das coisas interessantes nesse texto é essa parte de "dizendo-se sábios, tornaram-se loucos". O amor como eu descrevi, não é justamente aquilo que o mundo considera sábio, sublime? Não estou de forma alguma dizendo que o amor romântico é errado, mas o excesso por tornar algo tão belo em algo desastroso. Existe um próposito maravilhoso de Deus nesse tipo de relacionamento, mas nós, como sempre, tendemos a estragar tudo... =/
AMO o livro de Romanos e recomendo fortemente a leitura dele pra que se possa compreender pelo menos um pouco da grande misericórdia de Deus diante da corrupção humana... A maneira linda como Ele nos aceita e perdoa nossos pecados...

Que tenhamos um coração livre para amar a Deus... Que aprendamos a amar as pessoas sem sermos idólatras... Que Deus seja glorificado em todos os corações e exaltado acima de tudo... amém!

"Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes de vida."

Deus abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário